Palestrantes – CV’s

Dr. Rui Rio

 

Dr. Rui Rio

“Ética na Política e na Vida”

Dr. Rui Rio

Partner da Boyden

 

 

Foi eleito Presidente da Câmara Municipal do Porto em 2002 e reeleito em 2005 e 2009. Ao terminar o seu terceiro mandato em Outubro de 2013, conseguiu ser a personalidade que, na história da cidade, durante mais tempo ocupou este cargo.
Foi Presidente da Junta Metropolitana do Porto de 2005 a 2013, tendo, também neste caso, sido o Presidente que, durante mais tempo ocupou o lugar desde a criação da Área Metropolitana do Porto.


 É, atualmente, Partner da Boyden – CEO Norte da Neves de Almeida| hr consulting – Membro independente e não executivo do Comité de Investimentos do Fundo de Capital de Risco “Millennium Fundo de Capitalização FCR
É, também, Vice presidente da Mesa da Ordem dos Contabilistas Certificados, Membro da Assembleia Representativa da Ordem dos Economistas e Presidente da Mesa da sua Secção Regional do Norte.

Liga Portuguesa Contra o Cancro

“Atividade física e cancro”

Dr.ª Patrícia Pinto

Patrícia Pinto (mestrado em psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto a exercer funções no Departamento de Educação para a Saúde da LPCC-NRN)

Existem provas consolidadas de que é possível reduzir o risco de cancro adotando comportamentos saudáveis, nomeadamente praticando atividade física. Mas de que forma pode a atividade física prevenir o cancro? E o que se entende por atividade física? No Código Europeu Contra o Cancro encontra-se a resposta para estas e outras questões. Nesse sentido, a divulgação deste documento é essencial para aumentar a literacia em saúde da nossa comunidade. 

 

Reitoria da Universidade do Porto

Reitoria da Universidade do Porto

“A felicidade na mobilidade!”

Drª. Maria Alexandra Martins

Diretora do Serviço de Recursos Humanos (SRH) da U.Porto

Maria Alexandra Martins, Diretora do Serviço de Recursos Humanos dos Serviços Partilhados da U.Porto, a trabalhar como gestora de pessoas desde 2009, integra o ranking dos Melhores Gestores de Pessoas desde 2015 tendo, naquele ano, sido distinguida com o segundo lugar de melhor Diretor de Recursos Humanos.


A exercer funções numa Instituição com cerca de 40.000 colaboradores, com a possibilidade de intervir como gestora RH em 16 das 18 entidades constitutivas, beneficia da diversidade e da experiência de uma Universidade com mais de 100 anos bem assim como da possibilidade de trabalhar integrada nos Serviços Partilhados interagindo com todas as Unidades Orgânicas.

 

Dra Clara Sagado

 

Efacec

Yoga na Efacec: um caso prático”

Eng.ª Clara Salgado

HR Business Partner da Unidade de Transformadores

 

 

Actualmente Responsável de RH (HR Business Partner) da Unidade de Transformadores da Efacec (aprox. 600 colaboradores). De 2012 a 2016 foi responsável pela Efacec Academy.

Licenciada pela FEUP em Engenharia Electrotécnica e de Computadores tendo participado no Programa ERASMUS no Reino Unido (Staffordshire University). Especializou-se em Direcção de Empresas pela AESE/IESE. Possui formação em Gestão Intercultural pela Católica Lisbon School of Business & Economics e pelo ITIM- Institute for Training in Intercultural Management. É Practitioner certitificada em Programação Neurolinguística.
A sua experiência baseia-se numa carreira de quase 20 anos nas áreas de Marketing& Sales  como responsável do Mercado França e Gestão de Contratos internacionais, bem como coordenação de equipas de recursos humanos em contexto nacional e internacional.

É praticante e entusiasta do Yoga desde Janeiro 2012.

 

Dr.ª Cidalia da Conceicão Mendes Soares

 

Intermarché

“Dificuldade e soluções na Implementação do Yoga no Intermarché de Caldas das Taipas”

Dr.ª Cidália Soares

Sócia-gerente

 

 

 

Proprietária e Sócia Gerente da superfície comercial Intermarché de Caldas das Taipas em Guimarães, do sector da grande distribuição alimentar.

Com formação de secretariado e Marketing, é responsável pela gestão e formação dos recursos humanos, que totalizam 70 colaboradores, com desempenho de funções desde a compra, recepção, reposição, Marketing, gestão do linear e das vendas; atendimento ao público e gestão contabilística e de ficheiro.

Martim Guedes

 

Aveleda S.A.

”Smarthphones: usar e não ser usado. O mito do multitasking”.

Dr. Martim Guedes

Administrador da Aveleda S.A.

Martim Guedes, licenciado em finanças, trabalhou na banca de investimento antes de ingressar na empresa da família, a Aveleda, sendo parte da 5ª geração à frente dos destinos da empresa.

A Aveleda produz vinhos com as conhecidas marcas Casal Garcia, Aveleda e Adega Velha, que exporta para mais de 70 países. Emprega cerca de 130 pessoas, faturando cerca de 33 milhões de euros por ano, vendendo vinhos de qualidade das regiões dos Vinhos Verdes, Bairrada e Douro.

 

Maria de Fátima Gonçalves - MAHLE

 

MAHLE
Componentes de Motores SA 

“Envolver e criar compromisso dos Colaboradores para com a Organização” 

Dr.ª Maria de Fátima Gonçalves

Diretora de RH e Comunicação

 

 

Fátima Gonçalves é atualmente Directora de Recursos Humanos e Comunicação na Mahle Componentes de Motores.

Com formação em Sociologia, orientou o seu percurso profissional para a área dos Recursos Humanos, com grande foco na área de Desenvolvimento e Comunicação.

O seu percurso profissional passou por grupos como a Axa, Continental e Monte Adriano, quer a nível nacional como internacional. 

Dr.ª Susana Alves

 

Toyota Caetano Portugal

Fábrica de Ovar

“Equilíbrio pessoal e organizacional  – KODAWARI”

Dr.ª Susana Alves

Diretora de RH


Responsável de Recursos Humanos, Ambiente e Segurança da Toyota Caetano Portugal Fábrica de Ovar, Licenciada em Engenharia Química, Pós graduação de gestão de Recursos Humanos e Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho.

 

Drª. Dora Ventura

 

IPO Porto

“Boas Práticas no IPO do Porto”

Dr.ª Dora Ventura, responsável pelo Serviço de Recursos Humanos

Sendo profissional do IPO do Porto desde 2005, passou a ser responsável do Serviço de Gestão de Recursos Humanos desta instituição em Abril de 2012.

É licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho e desde sempre esteve ligada a esta área de Humanidades e valores para com os colaboradores das empresas. Acredita que humildade, firmeza e capacidade de olhar para os outros de igual para igual, são algumas das atitudes  que qualquer gestor deve aplicar no dia a dia.

 

 

Rui Fonseca - Altronix

Altronix

Sistemas Electrónicos, Lda

“Felicidade é sinónimo de Produtividade?  O Caso Altronix”

Dr. Rui Fonseca

CEO

A luta constante de fazer cada vez mais e melhor levou o menino de 13 anos, que cedo ingressou no mundo de trabalho, a ser hoje o CEO de uma das maiores empresas em Portugal na sua área de negócio – a Altronix, Sistemas Electrónicos, Lda. – Falamos de Rui Fonseca.

A Altronix é uma empresa tecnológica 100% Portuguesa, especializada em Identificação Automática, Codificação de Produtos e Mobilidade Empresarial, com uma forte preocupação com o seu capital humano. Consideramo-nos uma empresa feliz porque na Altronix o elemento humano é a mais importante força da nossa empresa. A Harmonia existente e o envolvimento geral orientado para a inovação leva a uma “luta” constante de juntos chegarmos mais longe.

Sobre o tema escolhido, podemos avançar que vamos dar a conhecer, através do CEO, Rui Fonseca, a resposta à pergunta a “Felicidade é sinónimo de Produtividade?” com a apresentação de um caso real – a Altronix.

 

Shari Arison

Grupo Arison

“Doing Good Model – Modelo Fazer Bem por Shari Arison e Grupo Arison”

Noam Komy

Adv VP Strategy and Corporate Development

Noam has been with Miya since February 2013. Serving as Miya’s VP of Strategy and Corporate Development, Noam leads Miya’s M&A activities and is in charge of the group’s overall strategy. Prior to joining Miya, Noam worked for 3 years at S. Horowitz & co., a leading Israeli law firm where he specialized in the fields of public law, environmental law and corporate litigation. Noam holds an LL.B in law and government from the IDC (Interdisciplinary Center Herzliya).

As part of his responsibility for the strategy of Miya and the implantation of strategic initiatives Noam is leading the implementation of the doing good model a value based model in Miya.  

Os valores têm sido o cerne do processo de decisão humana. Mas, ao longo do tempo esta necessidade de enraizar decisões em valores tem-se perdido e a discussão de valores não tem estado na agenda da maioria das empresas. Isso está a mudar. Aprendemos que quando trabalhamos numa organização cuja cultura se alinha com nossos valores pessoais, onde todos se sentem habilitados e podem trazer os nossos eus completos para trabalhar, sabemos que fazemos a diferença. E quando fazemos isso, trazemos nossa paixão, criatividade e lealdade – tudo o que precisamos para trazer valor acrescentado na economia global dinâmica hiper-conectada de hoje. Na verdade, as empresas não só falam sobre os valores, agem sobre eles, também, por vez mais, as  empresas agora percebem que o sucesso é medido por uma  triple-bottom – line sociedade, meio ambiente e economia. Vamos começar a criar uma mudança positiva, trabalhando para que estes  13 valores do Grupo Arison façam a diferença na nossa vida e na dos outros.  

 

 

Drª. Ana Baldaia

INDAQUA.

“O modelo Fazer BEM. Fazer bem, fazendo O BEM”

Dr.ª Ana Baldaia

Diretora de Marketing e Comunicação

Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, desde 2000 atá à presente data foi advogada, Jurista na DECO – Associação Portuguesa para  defesa do Consumidor, formadora de Direito de Consumo e coordenadora do Curso de Secretariado Jurídico no ISMAI.

Desde 2009 que assumiu funções de Diretora de Marketing e Comunicação no Grupo INDAQUA.

A INDAQUA, tem como principal preocupação as pessoas. No seu ADN procura o desenvolvimento dos seus colaboradores no seu todo, acreditando que pessoas felizes trabalham mais, melhor. Procuramos nos nossos projetos explorar as forças externas e internas de condução na mudança positiva

 

Engº Paulo Santos

Kinematix

“Trabalhar ajuda-me a ser feliz, ser feliz a trabalhar ajuda-me a ser competente”

Engº Paulo Ferreira dos Santos,

CEO

Paulo Ferreira dos Santos tem 52 anos, é empresário desde os 28.

É actualmente o CEO da Kinematix, uma startup do Porto com abrangência global que desenvolve dispositivos que exploram a informação do movimento do corpo, com aplicações no desporto e na melhoria da qualidade de vida. 

O Paulo acredita que o trabalho é um alicerce da felicidade.

 

 

ARYON

ARYON – Associação Regional do Yoga Galaico Douriense e Grande Porto

Processo de implementação do Yoga Sámkhya nas empresas – 2016/2017

Engª. Catarina Ferreira,

Mestra Sitá Deví

Catarina Ferreira é Mestra do Yoga. Pertence aos órgãos sociais da Confederação Portuguesa do Yoga e Confederação Ibérica do Yoga, é presidente da Federação Regional do Yoga do Norte, Centro e Grande Lisboa,  Presidente da Assembleia geral da ARYON, Diretora dos Áshrama do Porto desde 2002 e de Santa Maria da Feira, Directora do Departamento do Yoga para Gestantes da Confederação Portuguesa do Yoga.

É responsável pela introdução do Yoga Sámkhya nas escolas públicas do Porto em horário lectivo , ensino pré escolar e 1º ciclo, através do projecto Porto de Crianças da Câmara Municipal do Porto, projecto que abrange hoje cerca de 2000 crianças e que serviu de exemplo para todo o país. Leccionou Yoga em várias empresas e instituições como FEUP, Sonae, IVDP,  IPO, entre outras.

Possui agora o grande desafio de munir as empresas e instituições da zona Norte  do País e da Galiza com as ferramentas que precisam para serem  saudavelmente competitivas, trabalharem com excelência,  mantendo os seus recursos saudáveis e felizes e preservando a envolvente. Ensina através do Yoga a gerir melhor o Stress e a adquirir outras competências, como resiliência, inteligência emocional, engagement, commitment, saber relaxar, combater a procrastinação e ser feliz.

 

 

ARYON

HOSPITAL DE S. JOÃO

Experiências no envolvimento das pessoas na organização de sistemas da qualidade

Eng.º Emanuel Silva


Emanuel Silva, 54 anos, natural de Guimarães, é engenheiro e diretor do Serviço de Certificação do Centro Hospitalar São João, EPE, no Porto.
Entre outras funções, tem dirigido há vários anos uma equipa de consultores internos que apoia os Serviços Hospitalares a implementarem Sistemas de Gestão da Qualidade que são certificados por entidades certificadoras oficiais.